segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aos alunos, com carinho

Tive vários professores que sempre lembrarei. Aquela ajuda especial, aquele contato mais próximo... Tem certas coisas que não há como esquecer. Mas queria mesmo é falar de como eu queria marcar a vida dos meus alunos.

Sempre tive uma meta de fazer a diferença na vida de alguém. E com isso em mente, entrei para o grupo daqueles que lecionam. Queria ajudar, queria que anos depois, lá para frente, esses alunos olhassem para trás anos e se lembrassem, com o mesmo carinho que eu ensino, de como eu almejei trazer alguma melhora para eles.

Vou levar para o resto da vida o afeto que eu criei por esses alunos. Apesar de passar poucas horas com cada um deles, de saber tão pouco sobre suas vidas, é impossível não criar qualquer estima. Porque eu simplesmente não escrevia em lousas, inventava exemplos criativos ou respondia a toda e qualquer dúvida: eu colocava meu coração ao ensinar.

Eu espero que eles sempre se lembrem disso. Eu gostaria que se fosse para escrever um texto “ao mestre, com carinho”, que eu fosse um nome que aparecesse na mente deles. Porque eles jamais sairão da minha.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Para o dia valer a pena

Imagine que a chuva tenha começado assim que você saiu de casa sem o guarda-chuva. Imagine uma briga fenomenal com a mãe ou com o pai por um motivo bobo. Imagine um dos piores dias da sua vida.

Existe salvação ainda. O meu mundo pode estar desmoronando, mas se eu vejo ele sorrindo, eu juro que tudo parece um tanto quanto mais suportável.

É como se ele visse através do que eu transpareço para o mundo, é como se ele me confortasse, tudo quando ele sorri. Aquele sorriso derrete todas as conternações do mundo ao meu redor. É estranho, mas ao fazer meu dia valer a pena apesar dos apesares, quando ele sorri também parece que me o simples fato de me ver faz valer a pena o dia dele.

Tudo pode estar horrível. Não importa o tamanho dos desastres que tornam o dia um daqueles em que era melhor não ter levantado da cama. Se eu vejo aquele sorriso, eu ganho o meu dia, a minha semana, o meu ano, porque ele faz parecer que eu sou especial para ele. E significar algo para ele faz valer uma vida inteira.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Em busca da cantada perfeita

Cantada é uma coisa complicada... Ela tem que ser meticulosamente pensada (pra gente acabar não ouvir coisas como "êêê lá em casa!"), tem que soar tão natural como um "bom dia" e tem ainda que agradar a garota-alvo, em específico (porque o que pode ser legal pra mim pode parecer terrível para outra). Cantada é quase que uma arte!

E agora falando daquela que é perfeita pra mim... Esqueça romantismos formais e coisas que qualquer um poderia ter me falado. Pior ainda se a pessoa é ousada demais, tomando liberdades que eu não dei, extrapolando os limites. Eu gosto é de criatividade e de uma pitada de diversão. Se o cara faz um trocadilho engraçadinho e ainda me elogiando, juro que não sei onde enfiar a cara! Fico toda sem graça e sem saber como reagir – e isso é a maior prova de que a cantada foi eficaz comigo

Naturalidade, humor e sinceridade. Juro que não consigo resistir, e pergunto mais: tem como?! Acho que ainda está pra nascer alguma garota no mundo que é à prova de cantadas com essas qualidades…! Fica a dica, meninos!