quarta-feira, 25 de abril de 2007

Decisão da escolha


Estava eu confabulando comigo mesma, perdida em pensamentos, pois estava numa encruzilhada novamente: é incrível como toda e qualquer dúvida consegue acabar comigo; eu fico maluca se tenho que escolher. Eu sempre prefiro que os outros escolham por mim, seja pela minha incapacidade de decisão, seja porque eu tenho um certo receio de não agradar a vontade alheia. É, eu não gosto de escolher.

Mas aí parei pra pensar: imagine um mundo em que você não pode escolher o que gosta de comer ou não, não pode optar por um cabelo liso ou cacheado, quanto mais a cor dele. Um mundo em que a opção é não ter opção e tudo é imposto a você. Basicamente, seria a volta da ditadura, aqueles tempos tão repressivos dos quais só os mais ignorantes sentem uma certa saudade. Não, não, não convém desejar por isso.

E foi aí que então um pensamento ainda pior me ocorreu. E se nem houvesse uma segunda possibilidade? E se todo carro fosse branco, se todo celular fosse cinza e tivéssemos que circular pelas ruas todos usando um uniforme? A padronização é ainda pior do que a repressão: não tem nem com o que sonhar, não ter uma aspiração, ou qualquer perspectiva. Um mundo de iguais (e ser igual a todos não é tão bom como muitos pensam).

Conclusão? Acho que é indiscutível que por mais que seja torturante, muitas vezes, fazer uma seleção, isso acaba sendo melhor do que você não ter qualquer escolha. É o arco-íris que deixa nossas vidas tão coloridas, são as possibilidades que nos permitem sonhar. É só quando você tem alguma perspectiva de mudança que você pode planejar, pensar no passado e melhorar o futuro. O dom da escolha é o melhor presente que poderíamos ganhar, mas cabe a nós mesmos reconhecer essa dádiva de liberdade, apreciá-la e fazer bom uso dela em cada mínima escolha.

3 comentários:

  1. eu acho válido escolher. por que acho que é errando (e talvez nos arrependendo por um tempo) que nós dsejamos a mudança, como um celular cor de rosa ou um carro preto; ou um cabelo loiro, depois de anos pintando ele de preto.
    viva a diversidade. (:

    ResponderExcluir
  2. É isso aí...
    Tá no caminho certo!



    E vc sabe usar bem as palavras

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabie!!

    Adorei seu blog!! achei mto interessante os pensamentos que estão neles =D tb achei muito legal isso que vc faz de escrever sobre pensamentos ... e escrever muito bem!

    Bom, eu também dou aquela "travada" quando tenho que decidir algo... coisas bestas como que sabor de casquinha comprar até coisas importantes como que emprego procurar... queremos pegar o lado bom de todas as escolhas, queremos que a escolha seja a melhor pra todos! xD

    Desculpe pela viajada xDD enfim, curti muito seu blog =))

    beijos!

    ResponderExcluir