sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sobre o mal


Somos acostumados, sim, com o mal, mas não por haver pessoas que cometem atrocidades como causar a morte de uma menina de cinco anos, prisão de adolescentes em carceragens impróprias, mas porque, acima de tudo, há muitas vidas em situações ainda piores e não fazemos nada.

Mesmo depois de 120 anos de abolição da escravidão, ainda encontramos pessoas submetidas a isso. Temos os bóias-frias, por exemplo, que são claramente trabalhadores em condições desumanas e explorados.

Além disso, vemos a corrupção, os roubos que nossos governantes realizam, mas ainda assim não há alguma agitação para que se exija algo melhor que "ele rouba, mas pelo menos faz".

O que nos caracteriza como coniventes em relação ao mal é essa apatia. Selecionamos alguns casos isolados e, só porque nos importamos com esse, é como se nossa alma fosse lavada. Não é. O mal continua reinando arbitrariamente.

4 comentários:

  1. Mesmo ponto de vista sob reflexão mais elaborada?
    http://e-moral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. banzie *-*
    se todos parassem para pensar nisso, sofreriamos muito.
    a morte do menino hélio que foi arrastado pelas ruas ainda me trinca o cérebro, pois nào consigo imaginar alguém fazendo isso t:
    beeijo, passa no meu blog

    ResponderExcluir
  3. Naum podemos dar espaço para a maldade crescer, o problema é q ela é disfarçavel, muito disfarçavels, tá com a gente desde q os tempos são tempos e algumas coisas são dificeis de mudar.

    Gostei muito do texto ;*

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto. Um assunto muito difícil e delicado de se tratar, mas vc soube se posicionar bem.
    Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir